||||||||||||||||||||||||||||||||| Cestas de Ontem

Um espaço para os basqueteiros saudosistas que insistem em revirar os arquivos da memória

terça-feira, fevereiro 27, 2007

Nos anos 70, os grandes feitos de Pistol Pete


Neste fim de semana, uma façanha de Pete Maravich completou três décadas de existência. No dia 25 de fevereiro de 1977 - faltava pouco para eu nascer -, o showman do Jazz meteu 68 pontos contra o New York Knicks. Além dele, apenas seis jogadores conseguiram chegar tão alto numa partida. Para quem não sabe, Maravich foi mestre em aliar eficiência e espetáculo, com passes mirabolantes e uma velocidade incomum para aquela época.

O mais legal, claro, não é contar o fato, e sim ver com os próprios olhos. Dito isso, cá está uma jóia rara do YouTube, com belas imagens em preto-e-branco da noite histórica e narração original. Divirtam-se.



Gostou? Então leve, de brinde, imagens mais antigas ainda, porém igualmente fantásticas, de Pistol Pete jogando pela Universidade de LSU. Como universitário, ele teve a incrível média de 44.2 pontos. Aí vai:



= = =


NESTE DIA, HÁ 48 ANOS - Em 27 de fevereiro de 1959, Bob Cousy deu 28 assistências na vitória do Boston Celtics sobre o Minneapolis Lakers, por 173-139. O recorde de Cousy foi superado por Scott Skiles, com 30 passes em 1990, mas os 173 pontos do Boston ainda configuram a marca mais alta de um time numa partida sem prorrogação.


(Foto: Nancy Hogue - NBA)

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ele tinha uns dribles alucinantes... Para mim isso é mais impressionante do que os arremessos dele.

Uma frase dele que eu gosto é "Não importa se você tem 5-7, 5-8, 5-9. Altura não é desculpa para não jogar basquete se você tem bom drible."

2:38 AM  
Anonymous Anônimo said...

eu acho uma vergonha esse numero baixissimo de comentarios,as pessoas não sabem valorizar um trabalho como esse do rodrigo.

Parabens Rodrigo;

Estou sempre com vc nas transmisso~es do globoesporte.com no chat eu sou o kidd MVP

9:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

pra quem nao sabe o que e 5-7, 5-8, 5-9...

5-7 = 173 centimetros 1,73 m
5-8 = 176 centimetros 1,76 m
5-9 = 179 centimetros 1,79 m

e pro texano centimetros e o que a gente usa aqui no Brasil

10:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

Muito bom rodrigo ,obrigado pela menção ao mestre é um dos meus jogadores favoritos top 5 com certeza, muito bom o ultimo video tocou até um led no final, algumas coisas que acrescentaria é que o jazz na epoca ficava na cidade de new orleans, e outras informações sem muita certeza é que pete morreu aos 40 anos jogando bola e que tinha problemas de relacionamento com seu pai.

8:52 AM  
Anonymous Anônimo said...

Impressionante a intimidade de Maravich com a bola! Em nenhum momento nas cenas do youtube, seja driblando, arremessando ou dando um passe, seu rosto demonstra tensão. Mas o que mais me emocionou foi ver a vibração de seus colegas de equipe do Jazz a cada vez que ele marcava no jogo dos 68 pontos. Hoje em dia, com os egos cada vez maiores na NBA, é comum que um jogador só se interesse por recordes quando ele próprio os estabelece ...

10:47 AM  
Blogger Basquete Brasil said...

Caro Rodrigo,parabéns pelo blog que é realmente muito bom.E de tão bom mencionei-o no artigo que publiquei ontem-Driblando no Passado- Espero que não se aborreça, mas não pude me conter ante tanta beleza.Um abração,
Paulo Murilo.

2:30 PM  
Blogger Rodrigo Alves said...

Caro Paulo Murilo, vi a citação no Basquete Brasil, estou sempre de olho nos textos do blog. Um abração!

10:03 AM  

Postar um comentário

<< Home