O primeiríssimo campeão
Há 60 anos, o Philadelphia Warriors faturou o primeiro título da liga profissional de basquete nos Estados Unidos. Na final de 1947 da antiga Basketball Association of America (BAA), a equipe bateu o Chicago Stags por 4-1 e levantou o caneco. Naquela época, o esporte era bem diferente do que a gente está acostumado a ver hoje. Para se ter uma idéia, seguem os cinco fatos mais curiosos da série decisiva:
1 - Cada um dos campeões recebeu um vultuoso prêmio de US$ 2 mil. Naqueles tempos, não era costuma dar aos atletas bônus em dinheiro. Os convocados para o All-Star Game, por exemplo, ganhavam apenas uma foto autografada do comissário Maurice Podoloff - figura que, por sinal, dá nome ao atual troféu de MVP da NBA.
2 - Após duas vitórias do Philadelphia em casa, a série migrou para Chicago. Como as condições de clima eram boas, os Warriors decidiram encarar um vôo comercial que tentava quebrar um recorde, fazendo a viagem até Chicago em menos de quatro horas. Cinco minutos após a decolagem, uma intensa fumaça preta tomou o interior do avião, que foi obrigado a voltar para o aeroporto. Reza a lenda que o incidente fez um dos jogadores desistir da carreira e se aposentar do basquete.
3 - No jogo 1, o Chicago tentou 129 arremessos! E só acertou 26...
4 - A bola do título, nos últimos segundos do jogo 5, caiu após quicar quatro vezes no aro. O autor da cesta, Howie Dallmar, era mais conhecido pelos passes. Ele terminou a partida com... dois pontos.
5 - O herói da série final foi Joe Fulks, primeiro cestinha da liga americana e um dos precursores do "jumpshot". Três décadas depois, em março de 1976, ele foi assassinado de forma estúpida, com um tiro, ao discutir com um homem chamado Gregg Bannister.
= = =
NESTE DIA, HÁ 35 ANOS - Em 12 de março de 1972, o Boston Celtics aposentou o uniforme número 6 de Bill Russell. Irritado com jornalistas locais e com o racismo na cidade, o pivô não compareceu à cerimônia.
1 Comments:
Que aproveitamento incrivel do Chicago, huahauhauah
Vlw pelos dados...
Postar um comentário
<< Home