||||||||||||||||||||||||||||||||| Cestas de Ontem

Um espaço para os basqueteiros saudosistas que insistem em revirar os arquivos da memória

terça-feira, fevereiro 17, 2009

Bowie ou Jordan: quem você escolheria?




Quando o Portland Trail Blazers surgiu, em 1970, Stu Inman estava lá. Nos primeiros anos da franquia, trabalhou como olheiro. Depois chegou
a atuar como técnico interino. Como dirigente, ajudou a montar o time campeão de 1977. Mas só ganhou notoriedade pela lambança que fez
no Draft de 1984, escolhendo o pivô Sam Bowie na segunda posição e deixando Michael Jordan para o Chicago Bulls, que vinha em terceiro.

Jordan, que hoje completa 46 anos, virou um mito. Bowie virou um Zé Ninguém. E Inman, coitado, foi perseguido por aquela escolha até sofrer um ataque cardíaco e morrer, em 2007, aos 80 anos. Em respeito à memória deste homem, eu arrisco dizer que teria tomado a mesma decisão em 1984. Aliás, não só eu, como talvez você também. Pense.

Em 1983, o Portland tinha draftado Clyde Drexler, que se tornaria um dos melhores jogadores da posição 2 na história do basquete. Além dele, outro ala-armador, Jim Paxson, vinha de uma excelente temporada. A equipe procurava desesperadamente um pivô para repetir a fórmula de 1977, quando foi campeã sob o comando do gigante Bill Walton.

Jordan já era considerado uma grande promessa, mas ninguém podia prever o que ele se tornaria no futuro - suas médias na UNC eram de 17.7 pontos, 5.0 rebotes e 1.8 assistência. Bowie, por sua vez, poderia não ser brilhante, mas se encaixava melhor nas pretensões do time. Além disso, os médicos dos Blazers fizeram vários exames e concluíram que sua grave contusão na canela era coisa do passado.

Stu Inman (na foto acima) não podia imaginar, naquela época, que Bowie logo se transformaria num jogador de vidro, massacrado por lesões, enquanto Jordan caminhava para se tornar o melhor da história.

No lugar do cartola, eu talvez tivesse tomado a mesma decisão.

E, claro, me arrependeria amargamente pelo resto da vida.

17 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Acho que muitas pessoas cometeriam esse mesmo "erro", que nada mais foi do que uma decisão racional dos Blazers e que acabou dando muito errado,mas tomada de maneira correta.
Sinceramente, por incrível que pareça, já vi coisa muito pior acontecer, mesmo que nesse caso em questão trate-se do Jordan.
O próprio Blazers ano passado, ao escolher Oden antes de Durant (caso idêntico ao de Jordan)que a cada dia que passa parece mais errada,Atlanta que precisava de um PG deixou passar Deron Williams e Chris Paul e escolheu Marvin Harrison, só pra citar casos recentes

9:31 AM  
Anonymous Anônimo said...

Rodrigo.
Sõ momentos assim que definem a história. Quem pode ser capaz de afirmar que Jordan seria no Portland o mesmo jogador que foi no Bulls. Certamente ele não cruzaria, só para citar 2 nomes, com Phill Jackson e Pippen, que foram fundamentais para a sua carreira, seus títulos, e para ser o jogador que foi. Pensando assim, podemos minorar o arrependimento do pobre Inman, coitado. Ele pode descansar em paz pensando lá no além que, mesmo não tendo ajudado ao Portland, foi decisivo para a trajetória do melhor jogador de todos os tempos. Pode ter sido sem querer, mas que foi, foi. Isso seria um alívio para o arrependimento dele, que não precisaria mais durar por toda a eternidade. Duro vai ser achar alguém pra contar isso a ele, hehe.
Um abraço e parabéns pelo blog.
Sérgio

10:10 AM  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com o Sérgio: sem Phil Jackson e toda a estrutura do Bulls, Jordan não seria igual ao que nós conhecemos hoje.
Parabéns pelo blog Rodrigo.
1 abraço,

12:27 PM  
Blogger Marão Caetano said...

Tinha muitas saudades desse blog, muitas mesmo.

Só uma coisa: Bruno, o nome do cara do Atlanta é Marvin Willians, não Harrison.

4:21 PM  
Blogger Unknown said...

Rodrigo, nao conhecia seu site. Mas agora que conheço, sempre dou uma olhada (diariamente). gosto muito de seus textos, nao poderia ser diferente agora.
ass. Alessandro lima, só para ter uma idéia, gosto tanto de basquete, que fui jogador do CPC, com direçao do Zé Claudio....

4:36 PM  
Blogger jp said...

Iria de Bowie sem dúvida!
já tinha Clyde "the Glide", só faltava um pivo de nivel.. e o Bowie isso.

Pra fazer a escolha certo só com uma bola de cristal mesmo.

6:58 PM  
Blogger jp said...

O mesmo caso do Marvin Williams... o rapaz era um MONSTRO no colegial.. eu acompanhei.

kwame brown.. por ai vai. só com uma bola de cristal.


aliás, do kwame eu nao falo nada.. mas o Marvin Williams vai jogar muito nos proximos anos.. tenho certeza!

7:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Baita Blog!
q bom que voltou!
Piter Moreira Lopes

9:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

Marão Caetano,

é verdade, me confundi com o nome do jogador de futebol americano rsrsrs

Jotapê,

Mas vejo uma grande diferença no caso do Marvin Williams e do Bowie:o Blazers já possuía um grande jogador para a posição do Jordan (assim como no caso do Durant, que é e será muito mais jogador que o Oden) e resolveram escolher um jogador para uma posição carente.
No caso de Atlanta, arrumar um point guard era um problema do time por anos e, no melhor draft de pg´s em anos (além de Paul e Williams foram escolhidos Raymond Felton,Nate Robinson,Monta Ellis, Jose Calderon)eles deixam passar dois dos melhores dos últimos tempos para escolher um ala que mesmo tendo mostrado talento está a anos luz de Paul e Williams.

Resumindo:mesmo sem ter bola de cristal,um time pode fazer uma escolha coerente (Bowie) e dar muito errado, mas pelo menos ter tido uma lógica por trás da escolha.
No caso dos Hawks não teve lógica e também deu errado o que, convenhamos, é ainda pior, não?
Um grande abraço

1:31 AM  
Blogger Flávio Vieira said...

Sem duvida, eu tb erraria... mas falar que o Jordan não seria o mesmo pq num tinha o Pippen é piada. Ele teria Clyde Drexler a seu lado amigo... eu tenho até medo de como seria esse Blazers...

e parabéns rodrigo. Este é um blog que tem que ser atualizado, ao menos, uma vez por mês...

12:40 PM  
Blogger jp said...

Bruno... hahahahahhah Só tenho a concordar com voce!

E o mais estranho é que no draft anterior eles escolheram Josh Smith e Josh Childres. Smith era um ala magro mas dominante defensivamente dentro do garrafao. O outro Josh era um swing-man.. um verdadeiro Coringa. jogou em todas as posições no periodo em que esteve no Hawks. (todas, PG, SG, SF, PF e até C!)

3:30 PM  
Blogger jp said...

nesse curto periodo de um draft para o outro, a projeção era de ter o Childress de SG, Josh Smith de SF e o Williams de PF. no que draftaram o Williams, eles viram duas coisas:
Josh Smith era atletico mas nao tinha o drible de sf, muito menos um arremesso consistente. já o Marvin Williams era um novato com boa força física, só que nao sabia jogar de costas pra tabela.

3:31 PM  
Blogger jp said...

entao acabou que o Josh Smith hoje é PF, Marvin Williams, SF e o Josh Childress tá na europa.

em algums momentos fico imaginando se cp3 ou Deron williams fossem pro hawks como ia ser a historia..
servindo J.Jonhson, fazendo pontes com o josh smith. mas por enquanto fica só na imaginação.

abraço!

3:31 PM  
Blogger bcb said...

Pois é Jotapê, o Hawks nunca foi conhecido por ser um time organizado e, por isso, desperdiçou diversas oportunidades de draftar jogadores melhores dos que conseguiu.
Com isso formou um time de tweeners (jogadores que não tem uma posição ideal,corpo de uma posição e jogo de outra)como você mesmo citou.
Ou seja, o cara que torce pro Hawks ainda terá que esperar muito antes de sonhar com um título rsrsrs

6:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

Acho que foi a decisão certa, quem não se lembra nos em alguns drafts passados(entre 2000 e 2004) os times correndo atras de pivos para combaterem o Oneal.
É facil falar depois do acontecido.
Mas o Portland fez o certo (naquele momento, claro).

9:03 AM  
Anonymous Anônimo said...

SE JORDAN FOSSE PARA O BLAZERS NEM ELE NEM DREXLER SERIAM O QUE FORAM, UM TIRARIA O BRILHO DO OUTRO.

3:10 PM  
Blogger Unknown said...

Os blazers erraram feio em deixar passar jordan? Não necessariamente pois já tinham clyde drexler, mas já q precisavam de um jogador de garrafão, olha só quem deixaram passar: Charles Barkley. Então realmente os blazers erraram feio

10:11 PM  

Postar um comentário

<< Home